Qualidade de vidaViajar é preciso

10 dias de qualidade de vida e cultura no Rio de Janeiro e São Paulo, parte 1.

Por 24 de abril de 2016 2 Comments

Começo esse artigo pedindo desculpas por ter ficado alguns dias sem criar nada para o Programando Resultados, pois estava em férias para investir na minha qualidade de vida e adquirir um pouco mais de cultura. A parte positiva disso é que após esses dias fora, voltei com bastante conteúdo na minha bagagem e precisarei de vários artigos para compartilhar as experiências que tive no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Estava sem tirar férias desde 2013, e mesmo conseguindo viajar frequentemente em feriados e finais de semana, existia um cansaço enorme precisando de alguns dias de descanso e paz. Esse descanso veio em 10 dias de férias, nos quais aproveitei 7 dias no Rio e mais 3 dias em São Paulo, dedicando meu tempo aos treinos de crossfit, praia, cultura local, festas, e também a uma conferência sobre a minha área profissional.

Esse primeiro artigo será sobre a parte que considero a principal da viagem, que foi o tempo dedicado a minha saúde. Nos próximos artigos dessa série, contarei sobre os demais pontos.
Para quem ainda não sabe, gosto muito de viajar, e a atividade física que escolhi para a minha vida foi o Crossfit, então uni o útil ao agradável e resolvi fazer um tour para conhecer as boxes de Crossfit que existem pelo nosso Brasil. Acreditem, isso é a perfeição para quem viaja e treina! Além de treinar, também dediquei tempo ao descanso físico e mental e como um dos meus destinos era o Rio de Janeiro, aproveitei o nosso amigo sol para curtir a praia e dar aquela corrida na areia e na lagoa.

Primeira parada: Rio de Janeiro

Logo que cheguei na cidade do Rio de Janeiro, fui direto ao hostel que reservei na praia de Ipanema, e então me localizei buscando informações sobre onde comer, como chegar a praia, onde treinar e onde passear. Geralmente os hostels oferecem serviços de tours, e então já me informei sobre quais seriam os tours durante a semana que ficaria hospedado por lá.

Depois que estava me sentindo em casa, me preparei para ir a praia para caminhar, fazer aquela corrida na areia, e aproveitar o por-do-sol. Fiz toda a praia de Ipanema caminhando até o arpoador, e depois voltei correndo. Correr na beira da praia com o obstáculo das ondas é um desafio interessante para as pernas! Depois desse esforço, nada mais justo que sentar na areia e apreciar o final do dia.

Treinando no Rio

Primeira missão do Rio cumprida, então era hora de encontrar o primeiro box de Crossfit para fazer o primeiro treino das férias! Fui até Copacabana para fazer um treino na Crown Crossfit. Chegando na box, os coachs me recepcionaram e logo em seguida, o treino começou. Foi um treino leve, e mesmo assim eu cansei muito no treino pois aquela corrida na areia havia terminado com minhas pernas. A primeira experiência de treinar em uma box no RIo foi muito legal, fiz exercícios que eu não conhecia e aprendi um pouco da rotina de treino deles.

crown_crossfit

Primeiro dia terminou com um sono caprichado e então acordei com toda a energia necessária para fazer aeróbico em jejum no calçadão de Ipanema. Dessa vez fui em direção ao Leblon e resolvi encontrar a box Crossfit Leblon. É uma box pequena, porém bem completa e com um treino bem pesado. Esse era o treino do dia, treino que os atletas demoram mais de 3 horas para completar:

quadro_leblon

Conheci o método de treinamento deles, e achei bastante interessante, porém ainda não estou no nível de completar um treino assim. Respeitei meu corpo e então fui correr na Lagoa Rodrigo de Freitas. Essa foi uma dás melhores experiências que já tive na vida!
Correr na beira da lagoa e desfrutar de todo o visual maravilhoso dessa cidade é uma experiência muito boa para buscar a paz interior e principalmente elevar o nosso nível de saúde.

lagoa_rf

E como não podemos esquecer do descanso, o final de semana chegou, e com ele as festas.
Aproveitei o final de semana e a Segunda-feira para descansar e estar recuperado para treinar na outra semana. Conto sobre as festas e a cultura do Rio em um outro artigo.

Amizade feita no Crossfit

Terça-feira foi o dia de treinar com amigos. Sim, o Crossfit tem muito disso! Antes de viajar, conheci um casal nota 10 lá na Crossfit Mutantes, box onde eu treino no Rio Grande do Sul. Eles estavam passeando, e treinaram conosco, e agora era a minha vez de treinar com eles, na Crossfit Corcovado.
Esse treino foi o meu preferido, e recomendo a todos conhecerem a Crossfit Corcovado, eles são muito legais, treinam pra valer e a recepção foi excelente.

corcovado_crossfit

Pra finalizar meus treinos no Rio, treinei na famosa Crossfit Posto Nove, conhecida como CFP9. Ela fica na Barra da Tijuca e é dentro de um condomínio fechado, tendo uma estrutura muito boa e também é um local frequentado por celebridades. O dia que fui, treinei com uma galera que voava no Box Jump, e foi aí que percebi que devo treinar mais esse movimento. Também aprendi movimentos com a barra, e vi que meu nível de levantamento de peso é muito bom considerando o tempo de treino que tenho. Essa é a melhor parte de treinar em outras boxes, a gente aprende coisas novas, cultura e métodos de treinamento diferentes. O Coach do dia foi o Gustavo, muito gente boa, o dia que quiserem treinar com ele, tenho certeza que será um treino muito bom.

cfp9

Assim terminei minha rotina de treinamentos no Rio. Para não ficar muito grande esse artigo, deixarei para contar as próximas histórias nos próximos. Ainda preciso relatar sobre a experiência que tive em uma peça de teatro, sobre a festa na comunidade e sobre toda a cultura que essa cidade oferece!

Fiquem ligados!

Idealizador do Programando Resultados. Criou o projeto com a intenção de ajudar o máximo de pessoas possível e deixar um legado para o mundo. Utiliza a Programação Neurolinguística para ter uma vida mais equilibrada entre corpo e mente e acredita que devemos cuidar da qualidade de vida, sermos solidários e viajarmos o mundo quando possível para termos uma vida mais livre.

Comente

  • Karla

    Valeu alekson!!!
    Adorei!
    Rio tem que ser parada obrigatório e com direito a churras depois do treino de sábado.
    Bjao da família corcovado

    • Alekson Fortes

      Estou com saudade de vocês já! Em dezembro aparecerei novamente 🙂