Desenvolvimento pessoalQualidade de vidaViajar é preciso

10 DIAS DE QUALIDADE DE VIDA E CULTURA NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, PARTE 2.

Por 1 de maio de 2016 No Comments

Esse artigo é a segunda parte do artigo 10 dias de qualidade de vida e cultura no Rio de Janeiro e São Paulo, e nele contarei sobre a experiência que tive com a cultura no Rio de Janeiro.

Para quem gosta de arte e cultura, Rio de Janeiro e São Paulo são destinos ideais, são cidades que respiram a arte e todo dia é dia de algo novo. Rio de Janeiro é destino de vários shows, mas o que realmente é forte nessa cidade é o teatro. Para quem gosta de teatro, existem diversas peças acontecendo em qualquer data do ano, e vale muito a pena investir um tempo para assistir pelo menos uma.

Dorotéia

Eu assisti a peça Dorotéia, estrelada por Leticia Spiller e Rosamaria Murtinho, e essa foi a primeira apresentação que vi ao vivo de pessoas que eu já havia visto na televisão. O que mais me impressionou foi que elas são excelentes no que fazem sim! Assistir atores desse nível ao vivo é muito prazeroso e inspirador, e a estrutura por trás da peça apresentada é algo que acredito ser único do Rio de Janeiro. Não entrarei em detalhes sobre a peça em si, e quem se interessar pode encontrar mais informações aqui.

teatro

Um pouco de samba

Além do teatro, a cidade maravilhosa respira o samba e quem aprecia esse estilo musical, encontrará diversas opções de bares na famosa Lapa. A Lapa é um dos bairros do Rio de Janeiro, ponto bem agitado por turistas e moradores locais. Existem diversas opções de festas, e caso você não queira samba, com certeza encontrará outra festa com o seu estilo musical preferido. Outra opção, e uma das mais famosas, é a Roda de Samba Pedra do Sal, que acontece todas as segundas-feiras as 19:00h, no bairro da Saúde, ao lado do centro da cidade e bem fácil de chegar.

“TODA SEGUNDA FEIRA, PONTUALMENTE ÀS 19:00h, ASSIM QUE BATE O SINO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, LÁ NO ALTO DO MORRO, LÁ VEM ELA. EM SEU CARMA ANCESTRAL, DESCE A PEDRA DO SAL”.

pedra_do_sal

Experiência na comunidade

Pra finalizar minha viagem no Rio, faltava eu conhecer uma atração que poucos tem interesse, porém eu tinha muito interesse em saber como seria passar por essa experiência e hoje posso lhe dizer que foi a melhor experiência que tive na viagem toda!

A experiência que eu tanto queria era conhecer a comunidade, conhecer como é a festa na comunidade e como eles fazem para se divertir. Como eu tenho muito cara de turista, não arrisquei passar por essa experiência sozinho, e então busquei um tour que se chama “Favela Party”. Encontrei esse tour no próprio hostel que eu estava ficando, e como já esperava, fui o único a encarar essa “festa”.

A festa desse tour fica no famoso Castelo das Pedras, localizado na comunidade pacificada Rio das Pedras, e é muito segura. Como se tratava de um tour, desconfiei que seria uma festa montada para turistas, e então fiz amizade com algumas pessoas da festa para saber se aquilo que estava acontecendo realmente era a festa que a comunidade estava acostumada a fazer. Para a minha surpresa, eles responderam que o Castelo é um dos melhores lugares para curtir o funk carioca. O que mais me chamou a atenção, é que as pessoas estavam pouco se importando com a aparência, dinheiro e ostentação no local da festa, e o principal atrativo era a música. O que eles mais gostavam de exibir eram os passos de dança e eu não poderia deixar esse momento passar em branco, tive que pedir uma aula para um deles. Assim começou a valer cada centavo investido nesse tour, pois depois que pedi essa ajuda para aprender os passos de dança, ganhei três novos amigos e eles ficaram a noite toda me ajudando a fazer os passos certos. Eu não precisava de mais nada, era eu e eles na pista fazendo com que aquela experiência se tornasse uma das melhores festas que já tive em minha vida. Não digo que qualquer um encontrará pessoas assim, acredito que só encontrei eles pois tive a humildade necessária de sair do “camarote” que o tour oferecia, para ir até a pista e pedir ajuda para que eles me ajudassem a aprender a dançar. Sair da zona de conforto valeu a pena, e vi que minha festa foi muito mais divertida do que a de alguns americanos que ficaram dentro do camarote somente observando como que a favela party acontecia.

castelo_das_pedras

Caso você tenha vontade de conhecer, procure no seu hostel ou na própria internet, mais informações sobre esse tour. Recomendo mais que qualquer outra atração no Rio de Janeiro.

Assim terminei a minha experiência no Rio e infelizmente não consegui fazer tudo o que queria, mas sei que ainda farei. Quero muito conhecer a cultura de MPB que o Rio de Janeiro possui, e com certeza voltar nas peças de teatro e nas festas da comunidade.

Idealizador do Programando Resultados. Criou o projeto com a intenção de ajudar o máximo de pessoas possível e deixar um legado para o mundo. Utiliza a Programação Neurolinguística para ter uma vida mais equilibrada entre corpo e mente e acredita que devemos cuidar da qualidade de vida, sermos solidários e viajarmos o mundo quando possível para termos uma vida mais livre.

Comente