Viajar é preciso

5 motivos para você se hospedar em um hostel

Por 10 de maio de 2016 No Comments

Você já se hospedou em um hostel? Sabe a diferença de hostel para hotel? Sabe como encontrar o hostel ideal para a sua viagem? Resolvemos listar 5 motivos para você se hospedar em um hostel ao menos uma vez na vida.

1.Economizar na sua hospedagem
Um dos principais motivos que as pessoas procuram hostels é o preço. Hospedar-se em um hostel acaba saindo muito mais barato que um hotel, pois no hostel você pode compartilhar o quarto com outros hóspedes e com isso o preço fica justo para todos. Existem diversas opções de quarto e você pode escolher se quer compartilhá-lo com poucas pessoas ou então com um número maior de pessoas, sendo que quanto mais pessoas compartilharem o quarto, mais barato ele fica. Em alguns hostels, existe a opção de quartos femininos, dando mais privacidade às mulheres que não se sentem seguras com o compartilhamento de quartos com estranhos. Também existe a opção de quarto privado, com quase o mesmo preço de um quarto de hotel, porém você terá um quarto só para você com todos os benefícios do hostel inclusos.

2.Conhecer pessoas
Outra vantagem do hostel é conhecer pessoas. O fato de compartilhar o quarto com pessoas que você não conhece lhe dá a chance de conversar com elas e consequentemente criar amizades. Você encontrará pessoas de vários cantos do mundo que carregam uma bagagem cultural diversificada, e isso lhe dá a oportunidade de conhecer a cultura do mundo através de histórias compartilhadas. Já pensou fazer amizade com uma pessoa da Ásia por ter dividido o quarto com ela em um hostel na Europa? Se você costuma viajar sozinho, o hostel é uma grande oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos gostos que você.

3.Aproveitar os pacotes que o hostel oferece
A maioria dos hostels oferecem pacotes de turismo e geralmente eles tem uma parceria com guias que realizam tours. Existe uma opção de tour que é chamado de free walking tour e que você pode encontrar em quase todas as grandes cidades do mundo. Esse tour é uma das melhores opções para conhecer as histórias e a cultura local do seu destino, e você não precisa pagar absolutamente nada por ele. Mesmo que ele seja gratuito, recomendo que você contribua com ao menos o dinheiro de um lanche, pois para que essa cultura exista, o guia responsável pelo tour apresenta todos os pontos da cidade que você está visitando, e caso você gostar do tour você pode contribuir com uma gorjeta no final.
Esse tour e vários outros são algumas das opções que os hostels oferecem, e é um dos principais pontos que você pode aproveitar na cultura hostel.

4.Festas
Você chegou no seu destino, se localizou na cidade e já sabe os principais pontos que estão na volta do seu hostel. Você já fez todos os tours diários e finalmente a noite chegou, o que fazer agora? Qual a melhor festa? Será que existe algum happy hour nas proximidades?
A resposta para essas perguntas pode estar no próprio hostel que você está hospedado! Hostels oferecem happy hour, bar e festas para os hóspedes, e como você já aproveitou para conhecer pessoas antes, agora você pode curtir o momento da sua viagem junto com elas no próprio local que vocês estão hospedados. Alguns hostels oferecem eventos com promoções de bebidas e lanches, outros oferecem festas no próprio bar e alguns outros tem parceria com bares da cidade, onde você pode ganhar isenção e descontos nas festas. Existe um tour no mesmo estilo do free walking tour, porém ele é um tour de festas. Esse tour se chama pub crawl e também existe na maioria das grandes cidades do mundo. Ao participar do pub crawl, um guia lhe apresentará alguns dos principais pubs da cidade, e depois de ficar por um tempo em cada pub, você ganha a entrada de uma festa para curtir o final da noite com toda a galera que conheceu no tour. É uma ótima opção para economizar dinheiro com festas na sua viagem.

5.Praticar outros idiomas e ampliar a sua cultura.
O último ponto é algo que você pode fazer em todos os outros pontos acima. Você com certeza terá a chance de praticar outros idiomas e ampliar a sua cultura enquanto estiver hospedado em um hostel. Além de você economizar na estadia, conhecer pessoas novas, aproveitar todos os tours que o hostel lhe oferece, e fazer festa no final do dia, você ainda pode fazer tudo isso falando outro idioma e ampliando a sua cultura, pois conhecerá pessoas de todos os cantos do mundo que vivem uma realidade diferente da sua.
Aproveite para conversar com pessoas de outro continente, saber como elas se divertem, como é a cultura de outros países e também aproveite para ensiná-las tudo aquilo que você sabe de bom!

Gostou dessa ideia? Em breve criaremos um artigo sobre como encontrar o hostel ideal para a sua viagem. Existem diversos sites que nos ajudam na busca por um hostel, e o que sempre utilizo é o hostelworld, aproveite!

Idealizador do Programando Resultados. Criou o projeto com a intenção de ajudar o máximo de pessoas possível e deixar um legado para o mundo. Utiliza a Programação Neurolinguística para ter uma vida mais equilibrada entre corpo e mente e acredita que devemos cuidar da qualidade de vida, sermos solidários e viajarmos o mundo quando possível para termos uma vida mais livre.

Comente