Desenvolvimento pessoalViajar é preciso

A importância de aprender um segundo idioma

Por 23 de janeiro de 2016 No Comments

Saber se comunicar em inglês sempre foi um diferencial e hoje em dia isso está se tornando cada vez mais necessário para termos uma vida de maior qualidade aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.
A partir do momento em que você começa a falar inglês, você tem acesso a um mundo de informações que você não tinha antes e sabemos que informação sempre foi essencial para nos destacarmos perante um mundo tão competitivo. Caso você queira pesquisar um assunto na internet, se pesquisar utilizando o inglês, encontrará muito mais material de qualidade. Caso queira ver vídeos, perceberá que os melhores vídeos estão em inglês. Caso você queira viajar o mundo, saber conversar em inglês se torna algo essencial e divertido.

Aprender inglês é muito importante e é um dos principais pontos que precisamos pensar sobre o nosso desenvolvimento pessoal. Depois que você se tornar fluente em inglês, desenvolver-se em outras área de sua vida será muito mais fácil pois terá uma vida com muito mais escolhas.

Mas como aprender inglês? Existem vários métodos para aprender e resolvi levantar os que considero os melhores.

Intercâmbio: Morar fora é o método mais fácil e rápido para aprender um novo idioma e, além de tornar-se fluente em outra língua, você desenvolve várias áreas da vida ao mesmo tempo. Aprender a se virar no dia a dia faz com que você aprenda expressões que talvez não viesse a aprender em uma sala de aula e isso faz com que a fluência do idioma venha com maior facilidade.

Curso de Idiomas: Algumas pessoas necessitam de um professor para aprender um novo idioma, e o melhor método para elas continua sendo a sala de aula. A grande vantagem de um curso de idiomas é que haverá alguém lhe acompanhando e corrigindo quando necessário. Além disso, você terá como modelar seu aprendizado(vamos falar sobre isso em um futuro artigo de PNL), e alguém para lhe motivar e acompanhar.

Filmes, leitura e áudios: O método que eu acho mais incrível é aprender inglês através de filmes, leitura e áudios e o que eu realmente acho incrível é o fato de muitas pessoas conseguirem aprender nesse método. Recomendo esse método para quem é autodidata ou então para amantes de filmes e livros. Para quem gosta de assistir filmes, recomendo começar assistindo filmes com legendas em português e se esforçar para ouvir o áudio. Depois que você se sentir a vontade, recomendo trocar a legenda em português para legenda em inglês e por último, retirar as legendas e treinar o ouvido. Se você gosta de ler, recomendo que leia diariamente algum site em inglês e que também comece a ler um livro, mesmo que demore muito e que você tenha que procurar o significado de várias palavras. Ler em inglês é o mesmo que ler em português, porém você passará pelas mesmas dificuldades que teve quando estava aprendendo português na infância. Para finalizar esse item e esse artigo, recomendo áudios para quem não tem muito tempo ou para aquelas pessoas que gostam de ouvir podcasts. Se você tem um smartphone, você pode escutar podcasts em inglês e isso vai fazer com que seu ouvido evolua. Também recomendo escutar músicas e acompanhar a letra, na mesma ideia utilizada com as legendas dos filmes.

Vale lembrar que esses métodos podem ser usados para aprender qualquer idioma.

Com qual dos métodos acima você se identificou mais? Escolha o método que você gostou mais e pratique! A melhor amiga da perfeição é a pratica.

Caso tenha algum método para compartilhar, comente abaixo e divida o seu conhecimento conosco!

Idealizador do Programando Resultados. Criou o projeto com a intenção de ajudar o máximo de pessoas possível e deixar um legado para o mundo. Utiliza a Programação Neurolinguística para ter uma vida mais equilibrada entre corpo e mente e acredita que devemos cuidar da qualidade de vida, sermos solidários e viajarmos o mundo quando possível para termos uma vida mais livre.

Comente